Questions - Réponses

Quais são os diplomas da Cabalá?


Os diplomas da Cabalah são apresentados no site da Universidade Theurgia. Clique aqui para acessar >




O que é a Arquiconfraria de Ieschouah?


O coração da Kabbalah Cristã é a revelação da natureza e do papel de Ieschouah. A Arquiconfraria é parte integrante da jornada iniciática na Ordem Cabalística da Rosa-Cruz. Você pode ler mais clicando aqui.




O que é a Archiconfrérie de Armadel?


Apresentação A archiconfrérie de Armadel é um grupo universal composto pelos que receberam a comunicação completa dos 7 espíritos olímpicos pelo intermédio dos pantáculos protetores planetários, a consagração astral segundo o procedimento tradicional e foram integrados à cadeia espiritual da Archiconfrérie. Origem da Archiconfrérie de Armadel A archiconfrérie de deriva de diferentes comunicações mágicas recebidas pelo Il. Grande Patriarca Rosa-Cruz e que foram ativadas para responder às necessidades de nossa época. Essas comunicações ocultas não têm nada a ver com o que se pode encontrar nos livros públicos e que podem circular impressos ou digitais. Deve-se possuir o conhecimento do traçado dos sinais segundo regras ocultas transmitidas oralmente de um Mestre a outro. Organização A archiconfrérie de Armadel é constituída por 8 círculos secretos. O Il. Grande Patriarca Rosa-Cruz da Ordem Cabalística da Rosa-Cruz administra diretamente o funcionamento da Archiconfrérie e das transmissões. Uma vez que sua inscrição seja validada na Archiconfrérie, você receberá o primeiro talismã da lua desenhado à mão sobre o verdadeiro papiro Egípcio. Ele terá os selos mágicos sagrados dos espíritos olímpicos desse planeta, diversos glifos associados à sua personalidade mágica e seu nome escrito em hierático. Tudo isso será associado à sua data de nascimento. Esse pantáculo pessoal é consagrado pelo incenso e óleo mágico egípcio. Esse papiro será enviado com seu cartão da archiconfrérie do primeiro círculo, seu diploma oficial da Archiconfrérie de Armadel assim como as instruções que você deve seguir para receber a comunicação astral e a ativação do pantáculo em sua aura. Para saber mais sobre os poderes dos membros da Archiconfrérie e começar seu percurso nos 8 círculos, pode escrever para o secretariado da Ordem Cabalística da Rosa-Cruz que lhe enviará um documento contendo mais detalhes sobre a Archiconfrérie assim como o procedimento para finalizar seu pedido. Se você acabou de ler essa página, é porque já está pronto a realizar um passo decisivo no Primeiro Círculo de Armadel. Você pode nos escrever para obter mais informações.




Existe ligação entre a O.C.R.C. e a AMORC?


Nenhuma; são duas estruturas totalmente independentes e distintas. A OCRC foi fundada em 1888 e a AMORC em 1915, ou seja, 27 anos depois. Apesar do que alguns podem dizer, a OKRC nunca foi « absorvida » ou « integrada » à AMORC. Qualquer declaração desse tipo, evidentemente sem prova, seria marca de má fé manifesta. A melhor maneira de perceber isso é simplesmente constatar que a OCRC permanece fiel aos ensinamentos, práticas e rituais originais. É por essa razão que a OCRC pratica iniciações e ritos claramente kabbalisticos, teúrgicos e gnósticos. É possível ser membro das duas Ordens desde que uma confidencialidade total seja observada sobre o ritual, os ensinamentos e os nomes de irmãos e irmãs que façam parte da Ordem.




Minha iniciação martinista de "Superior Incógnito" é reconhecida pela O.C.R.C.?


A Ordem reconhece como válidas as iniciações de S.I. recebidas regularmente nas Ordens mais conhecidas. Somente pede cópia do diploma correspondente. Entretanto, sendo seu rito de S.I. específico e original, inicia novamente o novo irmão ou irmã para lhe permitir viver esse rito profundamente teúrgico. Manifesta também uma confirmação de seu comprometimento moral e de sua entrada na Ordem.




Quem pode se inscrever na Ordem?


Qualquer homem ou mulher que tenha idade legal de maioridade, de qualquer origem que seja, se estiver animado de um verdadeiro desejo de se aperfeiçoar e empreender a obra de realização interior, tornando-o apto a compreender e amar seus semelhantes, o universo e o divino.




Como lutar contra o ego?


A OKRC se dirige aos buscadores sinceramente desejosos de se desenvolver espiritualmente graças aos rituais e iniciações teúrgicas. Nós achamos que a honestidade e a vontade de deixar seu Ego de lado são dois aspectos fundamentais de qualquer busca iniciática. É por essa razão que deixamos as « disputas de chefes », as « lutas pelo poder » e os « falsos segredos » aos que se divertem com isso. Se você deseja coletar medalhas ou diplomas suplementares, não é preciso se inscrever aqui. Se ao contrário, você deseja evitar « palavrório » e começar uma verdadeira via iniciática, então você está no lugar certo!




E sobre as filiações?


Se lhe perguntarem quantos pais você tem, o que responde?... Dois? Você teria razão. Então por que querer apresentar dezenas e dezenas de páginas de filiações para provar que essa ou aquela Ordem é legítima? Não se deve ter certeza do que se tem para agir assim!... É fácil compreender o que é uma filiação: é a recepção ritual da autoridade espiritual de uma Tradição. Quanto à OCRC que apresentamos nessas páginas, a filiação é simples e direta. Para resumir: Stanislas de Guaita, Bricaud, nós. Para detalhes, você os encontrará no histórico com outros componentes tais como o martinismo, etc.




A quem serve uma Ordem iniciática?


Certo número de Ordens vai tentar lhe apresentar uma bela fachada social: declaração aos jovens, aos cidadãos do planeta, ecologia, etc. Isso é interessante, mas faça a pergunta: é verdadeiramente isso que você espera de uma Ordem iniciática? A resposta é clara: não! Por que? Porque uma Ordem iniciática tem um dever simples e incontornável: deve transmitir uma iniciação baseada sobre rituais poderosos seguidos por práticas psíquicas eficazes. Portanto, suficiente blablablá inútil que serve unicamente para mostrar que a tradição pode ser útil à sociedade. Uma iniciação autêntica deve ser antes de tudo útil a você! O resto virá naturalmente na sequência. Você quer passar sua vida se deixando levar por doces meditações soporíficas ouse levantar como verdadeiros iniciados imersos na força e na luz?... Nós achamos que a resposta é simples e se encontra na OCRC, a primeira Ordem que jamais se desviou de seu objetivo principal: realmente lhe iniciar!




Qual relação existe entre iniciação e ciência?


Durante o século 20 frequentemente se aproximou a Rosa-Cruz da ciência. Nossas perguntas são simples: isso é justificado? É útil? A resposta às duas é não. Justificado?... Os antigos Rosa-Cruz do século 18 eram bastante interessados na alquimia, astrologia, filosofia, etc. Talvez até algumas fossem o que os cientistas chamariam hoje de científicas. Isso não significa que a Rosa-Cruz traz alguma coisa à ciência! Isso quer simplesmente dizer que as mentes científicas dessa época estão interessadas nas Tradições antigas das quais a Rosa-Cruz faz parte. Por essa razão essa aproximação não é justificada. Não esqueça que falamos de tradição iniciática!... Útil?... Hoje em dia as ciências e as tecnologias estão muito avançadas! O que traz para a ciência uma tradição como a Rosa-Cruz? Nada!... Por que? Porque a ciência trata da questão « como » (como isso funciona?) e a iniciação trata da questão « por que » (por que vivemos?). A ciência e a tecnologia são hoje tão complexas que é absolutamente óbvio que não se improvisa cientificamente. Consequentemente, uma única coisa é importante: não perder tempo em estudar os domínios que não envolvem a iniciação para se concentrar no essencial: seu verdadeiro treinamento psíquico e espiritual.




O que é a iniciação Martinista?


O martinismo foi desenvolvido na OCRC original que nós representamos. Mais tarde e por razões próprias a essa época, Papus lhe deu uma vida independente estruturada nos três graus da maçonaria. Atualmente as Ordens Martinistas que existem são tão numerosas que você passaria várias horas a lista-las. Assim que isso termina, novas Ordens já teriam sido criadas. Por que isso? Porque alguém fez uma invenção magnífica que infla o Ego: Livre Iniciador! Louis Claude de Saint Martin tinha provavelmente criado uma única iniciação: S.I. Papus a dividiu em três etapas, 3 iniciações. Mais tarde ele adicionou uma quarta consagração, a de S.I.I. (Superior Incógnito Iniciador). Todavia, isso não era suficiente para a ambição da maioria. Depois da segunda guerra mundial, foi criada outra consagração - S.I.I.L (Superior Incógnito Livre Iniciador). Qualquer indivíduo que recebeu esse grau pode então criar livremente o que deseja. Nós vemos hoje onde isso frequentemente levou: a uma exaltação do Ego camuflado no discurso de humildade... A OCRC permanece fiel às suas origens e a Saint Martin: uma única iniciação S.I. prévia aos graus específicos da Ordem…




O que é a doutrina Martinista?


Desejar estudar a doutrina martinista é louvável. Faz parte da Tradição Ocidental. Todavia, se quiser ser fiel a Louis Claude de Saint Martin, isso consiste em estudar os livros filosóficos (teosóficos) que ele escreveu, a Bíblia e a teologia. Isso é demorado, difícil e muitas vezes monótono. Por isso a maioria das Ordens Martinistas adicionaram todo um conjunto de coisas que não pertencem ao martinismo: astrologia, kabbala, ritos mágicos, etc. A posição da OCRC é simples: manter o coração da doutrina rápido fundamental para explicar, e conservar apenas uma iniciação como na origem. Para os assuntos citados acima e que não fazem parte da doutrina martinista, são ensinados e praticados nos graus da Ordem Cabalística da Rosa-Cruz previstos para isso.




Em resumo, o que é a Rosa-Cruz?


Digamos as coisas claramente e sem rodeios:

  • Os RosaCruz nunca existiram no Egito;
  • Os RosaCruz nada têm a ver com os templários;
  • Os RosaCruz não foram cátaros;
  • Os RosaCruz não eram enviados angélicos do Tibet ou de outros lugares.
Todavia, é inegável que:
  • Os RosaCruz apareceram no século 18 nas obras de Valentin Andrea;
  • Os RosaCruz se desenvolveram em um ambiente judaico-cristão;
  • Os RosaCruz foram muito cedo associados à alquimia, magia e astrologia;
  • Os símbolos RosaCruz deram nascimento a diversos graus da maçonaria.




Você pode se tornar um Rosa-Cruz?


Apesar do que você pode ouvir ou ler, isso é possível! Um Rosa-Cruz (não um rosacruciano) é alguém que: Recebeu diferentes níveis da Tradição graças a ritos teúrgicos autênticos; Prosseguiu um verdadeiro treinamento psíquico durante seus anos de formação; Se tornou capaz de utilizar as potencialidades insuspeitadas de seu ser de maneira inegável; Manifestou em cada aspecto de sua vida os comprometimentos morais ligados à sua iniciação. Isso não acontece por milagre, mas resulta de uma formação verdadeira feita pelos iniciados preocupados unicamente por essa obra mágica de despertar de seus irmãos e irmãs humanos. Esse é um dos objetivos essenciais da OCRC!